sábado, 18 de janeiro de 2014

Nirvana




     Anteriormente foi publicada a história dos Ramones, causada pela revolta dos rockeiros para com as garotas que usam a camiseta da banda sem ao menos conhecê-la. Hoje, falaremos sobre mais uma banda que sofre do mesmo problema, apresento-lhes: Nirvana.
      
      Tudo começou em 1987, quando os amigos Krist Novoselic e Kurt Conain decidiram se unir para criar uma banda. Criada em Aberdeen (Washington, EUA) com Krist como baixista e Kurt Cobain como guitarrista e vocal, obviamente passaram vários bateristas pela banda, mas o único que se oficializou e que ficou mais tempo com a mesma foi nada menos que Dave Ghrol (figura em ascensão no cenário Punk em Washington na época, aclamado como um dos melhores bateristas da era Punk, mesmo sendo muito jovem- mais jovem que grande parte dos bateristas da época).
      No final da década de ’80, a banda conquistou seu local no cenário Grunge de Seattle quando lançou seu primeiro álbum, denominado Bleach, pela gravadora independente Sub Pop, onde músicos alternativos poderiam fazer a música que queriam sem terem que se submeter à outras ideias do marketing.
     A banda ficou (e ainda é) conhecida por suas melodias calmas, porém pesadas, e refrões “barulhentos”.
    O nome da banda foi escolhido por Kurt pois no budismo tem o significado de estado pleno de paz entre a alma e o espírito, a libertação da alma, a pureza do espírito.
     Em 1991, a banda assinou um contrato com a DGC Records e logo em seguida adquiriu um sucesso repentino quando lançou a música “Smells Like Teen Spirit”, esta que passava repetidamente no canal de música MTV (continuou passando até meados de 2013) com o seu clipe cativante e interativo. Aproveitando o sucesso da música, a banda decidiu lançar seu segundo álbum, Nevermind.
      Inesperadamente a banda causou grandes confusões no mundo da música, e é conhecido atualmente como um dos principais álbuns do Rock de todos os tempos. Além de a banda ser considerada a banda mais influente dos anos ’90. Com seu estilo despojado e alternativo que continha influências do Punk Rock e do Metal, e com um vocalista um tanto quanto revoltado (pelo menos em frente às câmeras), é difícil não gostar dessa banda.
    A música “Smells Like Teen Spirit” teve esse nome graças a uma vez em que Kurt e Courtney foram em uma festa na casa de uma amiga da garota, onde essa amiga escreveu na parede “Kurt smells like teen spirit” (Kurt cheira a espírito adolescente), e assim denominou-se a música.
    Fizeram várias turnês mundiais, lançaram mais álbuns de sucesso, porém nenhum foi mais inacreditável que o Nevermind. Com o tempo Kurt foi se aprofundando mais nas drogas, teve diversas overdoses e estava cansado de sua vida (para dizer o mínimo), tiveram de cancelar vários shows por causa de sua falta de responsabilidade, porém poucos sabem o que realmente estava acontecendo na época.
   Em 1994, aquilo não era mais uma banda, havia apenas discórdia e indiferença entre os garotos. Não muito depois, o mundo soube da notícia que abalou a todos: A morte de Kurt Cobain.
   Sim, houve vários fatores que possam ter causado seu suicídio, dentre elas: sua mulher Courtney Love, as drogas, a fama, dentre outros transtornos que já o afrontavam. Como diria o próprio Cobain, “É melhor queimar, do que apagar aos poucos” (escrito em sua carta de despedida).
   Depois disso a banda acabou. Novoselic faz trabalhos alternativos no mundo da música, enquanto Dave Ghrol já passou um tempo com a banda Queens of the Stone Age, mas está até hoje em atividade com o Foo Fighters.

   Agora, as principais músicas da banda:



Smells Like Teen Spirit


Polly


Come as You Are


Lithium


Heart-Shaped Box



Espero que tenham gostado!
xo Moon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário